Limoeiro do Norte celebra o Dia Nacional da Cultura com entrega dos certificados de 6 novos Pontos de Cultura

Na noite desta quarta-feira, 5 de novembro de 2025, a Prefeitura de Limoeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou uma solenidade especial em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, marcada pela entrega dos certificados dos Pontos de Cultura reconhecidos pelo Ministério da Cultura (MinC).
A data, que homenageia Rui Barbosa, importante jurista, escritor e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, é um momento de celebrar a diversidade cultural brasileira, formada pela contribuição de diferentes povos e expressa nas mais variadas manifestações - música, culinária, literatura, artesanato e tradições populares.
Durante o evento, foi destacada a importância da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Política Nacional de Cultura Viva, que juntas formam um dos principais pilares de incentivo e fortalecimento da cultura no Brasil.
O município de Limoeiro do Norte investiu R$ 112.000,00 no 1º ciclo da PNAB para o Cultura Viva, por meio do I Edital Prêmio Mestre João Caboclo de Cultura Viva de Limoeiro do Norte
- CE, seguindo a orientação do Ministério da Cultura, que prevê a destinação de 25% dos recursos recebidos acima de R$ 360 mil para a implementação da Política Nacional de Cultura Viva.
Foram selecionados seis novos Pontos de Cultura, que agora passam a integrar a rede municipal, reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Cultura. São eles:
Associação Unidos para o Progresso
- Casinha de Cultura Madrinha Gisela Pitombeira
Associação Jaguaribana dos Repentistas, Poetas, Escritores e Amantes da Poesia
Boi Pai do Campo
Grupo Junino Filhos do Sertão
Maracatu Nação Jaguaribe
Grupo Maneiro Pau Mestre Luiz Estevam
Vale destacar que o município já possuía um Ponto de Cultura certificado desde 2006, o Instituto Brasil de Dentro, totalizando agora sete Pontos de Cultura oficialmente reconhecidos em Limoeiro do Norte.
A celebração reforçou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas de cultura e com o reconhecimento dos grupos, coletivos e entidades que mantêm vivas as tradições e expressões culturais do povo limoeirense.