Na tarde da última quinta-feira, 22 de maio, a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Geral II e AD II, promoveu uma ação em apoio à Luta Antimanicomial, com o tema "Liberdade que Floresce". O evento ocorreu no Campo Florestal e contou com a presença de pacientes, familiares, profissionais de diversas áreas, residentes das turmas 11 e 12, artesãos, alunos de várias instituições de ensino e a comunidade em geral.
Durante o evento, foi realizada a 2ª Mostra Cultural do CAPS, onde artesãos locais tiveram a oportunidade de expor e vender seus produtos, promovendo a geração de renda e valorizando a produção cultural da cidade.
Em seu discurso, o psicólogo do CAPS AD, Paulo Sérgio, destacou a importância do cuidado em saúde mental fora dos muros institucionais: "Que seja simbólico: não é por acaso que nos reunimos fora dos muros, fora das paredes, porque é fora dos muros que queremos construir o cuidado em saúde mental. Dia 18 de maio foi o Dia da Luta Antimanicomial, afirmemos juntos que em liberdade se viva, em liberdade se cuida, em liberdade se ama."
A campanha, que teve início no começo de maio, visitou diversos espaços ao longo dos dias, abordando a importância dessa luta para a saúde mental. As equipes dos CAPS se dedicaram ao máximo e conseguiram mobilizar a sociedade para apoiar a causa. Que possamos continuar juntos e lembrar que essa luta deve ser diária, e que cada pequena ação contribui significativamente para o todo.
Rafaele Bezerra
Assessora em Atenção Psicossocial